Nossa História

Os 60 anos de existência do Centro Universitário FIG-UNIMESP são marcantes na vida e no progresso de Guarulhos e região, por ter formado a primeira geração de graduados em curso superior e, assim, ter preparado as grandes lideranças locais nas mais diversas áreas de atividade, tanto públicas como privadas.

Realizando os anseios da comunidade, foi criada em 1965 por um grupo de pioneiros que começaram a educação universitária da cidade. Já experimentava os primeiros passos para a grandeza de hoje, com a instalação da Faculdade de Direito de Guarulhos, ainda no bairro de Ponte Grande, primeiro núcleo da Instituição, que em seguida acrescentou os cursos de Educação Física, Administração e Ciências Contábeis, formando as Faculdades Integradas de Guarulhos. Daí se origina a sigla FIG, que faz questão de ostentar até os dias de hoje, pela tradição e imagem de qualidade que carrega.

Em sua contínua expansão, mudou para o bairro de Vila Rosália, onde permanece até hoje, em um bem instalado “campus” que abriga os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, além de um elenco de cursos de extensão e pós-graduação em diversas áreas. E foi, cumprindo sempre com muito comprometimento e exímia retidão o seu dever institucional, que em 2005, transformou-se em Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – FIG-UNIMESP.

A história da Fig-Unimesp foi uma história de construção da cultura desta que hoje é uma das mais importantes e desenvolvidas cidades do país. A primeira escola superior da cidade, atraiu não apenas alunos, mas também grandes professores que se tornaram referência na Educação da região.

A melhor informação e avaliação da qualidade do ensino e da formação que aqui se oferece, pode ser testemunhada pelas lideranças da cidade, formada essencialmente por seus ex-alunos.

DR DARCI
Presidente do Centro Universitário
Metropolitano de São Paulo – FIG- UNIMESP
Dr. A. Darci Pannocchia

linha do tempo

1965
1968
1971 à 1972
1986 à 1987
1993 à 1994
1995 à 1996
1995 à 1996
1999 à 2002
2003
2005 à 2006
2007 à 2008
2009 à 2014
2018 à 2019
2020

estrutura FIG-UNIMESP

A área física do Centro Universitário FIG-UNIMESP possui um conjunto de edifícios, a
maioria térreos, totalizando 27.175,33m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,00m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.

Além de amplas salas de aula, rodeadas por amplos espaços arborizados, o Centro Universitário FIG-UNIMESP possui Restaurante para servir seus colaboradores, docentes, discentes e comunidade. Além de Galeria, Museu Jurídico, Biblioteca, Polo para atendimento dos cursos na modalidade EaD, Laboratórios de Anatomia, Avaliação Física, Biologia e Computação, Estúdio para gravações, Clínica Psicológica e Psicopedagógica, Brinquedoteca, Piscina Semi Olímpica, Quadra Poliesportiva, Quadra Externa, Vestiários, Sala de Dança, Pista de Atletismo e Campo de Futebol.
O Anfiteatro Guimarães Rosa e o Auditório Abílio Baeta Neves, destinam-se à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. Esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.

Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

SOGE FIG-UNIMESP

A Sociedade Guarulhense de Educação (SOGE), entidade mantenedora do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG – UNIMESP) e do Colégio Integrado de Guarulhos (CIG), foi fundada na cidade de Guarulhos, em 16 de agosto de 1965, para organizar, manter e desenvolver a educação em todos os níveis. É uma associação de direito privado e visa ampliar as fronteiras do saber e contribuir para a extensão acadêmica social gratuita, interinstitucional e comunitária.

A SOGE tem como principais objetivos: ministrar ensino superior e desenvolver pesquisa nas diferentes áreas de atuação. Além disso, formar, habilitar, especializar e aperfeiçoar profissionais e educadores, profissionais e educadores, sujeitos ou partes pelo amor do Cristo, indispensáveis ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades e da sociedade em geral.

A entidade também busca promover a integração das diversas áreas do conhecimento e investigação da realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e aperfeiçoamento do indivíduo, como forma de alcançar, e engajar soluções para o acompanhamento das transformações sociais.

Atuando nas comunidades externas, a SOGE interage com elas através de atividades de extensão, indissociáveis do ensino e da pesquisa, e colabora com o intercâmbio do saber, respeitando crenças e convicções e cultivando a liberdade de expressão.

Avaliação institucional

A Avaliação Institucional da FIG-Unimesp tem como objetivo melhorar a sua qualidade de desempenho tanto de ensino e gestão acadêmica quanto em infraestrutura e atendimento. Por meio desta avaliação, os alunos podem expor sua opinião, satisfação e dificuldades, além de seu aproveitamento e aprendizado dentro da instituição.

Em âmbito externo, a avaliação é feita pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Rolar para cima